21 de maio de 2012
SHORTCUTZ NETWORK – ÂMBITO GERAL E FUNCIONAMENTO
1.0 SHORTCUTZ (2)
2.0 PROPRIEDADE (2)
3.0 SHORTCUTZ NETWORK (2)
4.0 FUNCIONAMENTO DAS SESSÕES (2)
5.0 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DAS CURTAS-METRAGENS (3)
6.0 VENCEDORES DAS SESSÕES MENSAIS E GALA (3)
7.0 COLABORADORES (3)
7.1 REGIME DE COLABORAÇÃO (3)
7.2 RETRIBUIÇÃO FINANCEIRA DOS COLABORADORES (3)
7.3 AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DOS COLABORADORES (3)
7.4 DISPONIBILIDADE (3)
8.0 COMUNICAÇÃO ENTRE CIDADES SHORTCUTZ (3)
9.0 LINHAS BÁSICAS DE FUNCIONAMENTO DAS SESSÕES (4)
9.1 GERAL (4)
9.2 ANTES DE CADA SESSÃO (4)
9.3 SESSÃO (4)
9.4 JÚRI (4)
9.5 ANTES DA SESSÃO DOS VENCEDORES (4)
9.6 SESSÃO DOS VENCEDORES (5)
9.7 DEPOIS DA SESSÃO DOS VENCEDORES (5)
9.8 NECESSIDADES TÉCNICAS DA EQUIPA (5)
9.9 NECESSIDADES TÉCNICAS DO LOCAL DAS SESSÕES (5)
10.0 PARCERIAS E PATROCÍNIOS (5)
1.0 SHORTCUTZ
O SHORTCUTZ é um movimento internacional de curtas-metragens e parte integrante da plataforma LABZ NETWORK.
Com implementação prevista para várias cidades do Mundo, este projecto consiste numa competição e mostra semanal de curtas-metragens, com vencedores todos os meses e todos os anos, tendo como objectivo apoiar e estimular a produção de filmes e a sua discussão entre profissionais, estudantes, amadores e amantes de cinema, bem como apoiar a visibilidade e circulação talentos criativos e suas obras pelo Mundo, tornando-se desta forma uma permanente referência no panorama cultural de cada cidade.Cada cidade terá uma equipa independente, que ficará responsável pela programação e evolução do projecto nessas mesmas cidades.
As sessões SHORTCUTZ encerram para férias e balanço nos meses de Julho, Agosto e Setembro.
2.0 PROPRIEDADE
O formato / conceito e a marca SHORTCUTZ são propriedade intelectual e marca registada da SUBFILMES – PRODUÇÃO AUDIOVISUAL, LDA, com sede na Tr. da Palmeira, 25, 4 andar, 1200-315 LISBOA – PORTUGAL e com o NIF 504080270.
3.0 SHORTCUTZ NETWORK
A rede SHORTCUTZ NETWORK, constituída pelas equipas das várias cidades mundiais com sessões SHORTCUTZ, é coordenada pelo director executivo / criativo da rede Rui de Brito, tendo este sempre poderes para:
- Vetar algo que vá contra os princípios fundamentais do conceito SHORTCUTZ.
- Propôr alterações ao formato inicial do projecto.
- Propôr alterações de equipas que não estejam a cumprir com os objectivos idealizados para cada cidade.
4.0 FUNCIONAMENTO DAS SESSÕES
Em cada sessão semanal serão exibidas 3 curtas metragens, sempre apresentadas por membros das suas equipas de criação e produção. Uma das curtas será convidada (nacional ou internacional) e as outras 2 farão parte da competição para a melhor curta do mês.
Em cada sessão estarão também sempre presentes convidados especiais, profissionais reconhecidos no panorama audio-visual, de forma a partilhar as suas opiniões, conhecimentos e, desta forma, juntamente com as equipas das curtas dessa sessão e com o público em geral, estimular a discussão entre todos os presentes.
No final de cada mês, o júri SHORTCUTZ de cada cidade irá analisar todas as curtas que estiveram a competição e irá escolher qual a curta vencedora desse mês.
No final de cada ano será organizada uma gala SHORTCUTZ de cada cidade onde o júri escolherá os vencedores do ano para as seguintes categorias: Melhor curta do ano, Prémio Honorário, Melhor Realizador, Melhor Actor, Melhor Actriz, Melhor Argumento, Melhor Fotografia, Melhor Produtor, Melhor Edição, Melhor Som, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Direcção de Arte, Melhor Escola, Melhor curta Drama, Melhor curta Documental, Melhor curta Animação, Melhor curta Comédia, Melhor curta Musical, Melhor curta Experimental.
5.0 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DAS CURTAS-METRAGENS
As curtas-metragens interessadas em competir nas sessões SHORTCUTZ terão que ter sido produzidas nesse país, ter menos de 15 minutos de duração, menos de 1 ano desde a sua finalização e disponibilidade por parte de pelo menos um membro da sua equipa para a apresentar a quando da sua exibição.
As curtas-metragens convidadas serão, na sua maioria, convidadas directamente pela organização do SHORTCUTZ de cada cidade, tendo sempre em conta a relevância que essa curta tem ou teve no panorama audio-visual nacional ou internacional. Da mesma forma, terá que haver sempre a disponibilidade por parte de pelo menos um membro da sua equipa para a apresentar a quando da sua exibição.
6.0 VENCEDORES DAS SESSÕES MENSAIS E GALA
Faz parte da base do projecto SHORTCUTZ de cada cidade, criar uma forte e relevante rede de parceiros de meios de comunicação para assegurar o máximo de visibilidade possível para todos os talentos criativos vencedores e respectivas obras.
7.0 COLABORADORES
7.1 REGIME DE COLABORAÇÃO
Todos os colaboradores SHORTCUTZ de cada cidade participam no projecto em regime de voluntariado.
7.2 RETRIBUIÇÃO FINANCEIRA DOS COLABORADORES
O objectivo do projecto SHORTCUTZ é, sempre que possível, tentar arranjar uma retribuição financeira para a equipa, quer através de subsídios, patrocinadores, publicidade ou investidores.
7.3 AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DOS COLABORADORES
Os colaboradores, depois de aprovados pela direccção da rede SHORTCUTZ, têm toda a autonomia e independência para gerir o projecto SHORTCUTZ da sua cidade. (ver 3.0).
Terão a seu cargo toda a preparação, organização, comunicação, programação e apresentação das sessões, bem como encontrar formas de financiar o projecto e fazê-lo evoluir, mantendo-se dinâmico e uma permanente referência no panorama cultural de cada cidade.
A direcção da rede SHORTCUTZ tem que ser sempre mantida informada, com antecedência, de todas e quaisquer tipo de acções pensadas pelas equipas para o projecto SHORTCUTZ de cada cidade.
Qualquer alteração a nível de funcionamento das sessões, parcerias e patrocínios terá que ser sempre aprovadas pela direcção da network antes de ser posta em prática.
7.4 DISPONIBILIDADE
- Uma sessão semanal. Férias Julho, Agosto e Setembro.
- Apresentação semanal da sessão nos vários parceiros de comunicação: TV e Rádio. Férias Julho, Agosto e Setembro.
- Gala SHORTCUTZ, 1 vez por ano, em Janeiro.
8.0 COMUNICAÇÃO ENTRE CIDADES SHORTCUTZ
Todas as equipa terão acesso previligiado a contactos, informação, sinergias e parcerias dos projectos das outras cidades, de forma a criar e potenciar uma rede criativa, prática e flexível, em constante interactividade e crescimento.
9.0 LINHAS BÁSICAS DE FUNCIONAMENTO DAS SESSÕES
Estes são apenas alguns pontos para servir como referência para as equipas de cada cidade.
9.1 GERAL
- Contactar produtoras, escolas, realizadores, agências para receber curtas.
- Pesquisar possíveis convidados especiais.
- Fazer a programação das sessões com bastante antecedência: 2 curtas a competição, 1 curta convidada e 1 convidado especial por sessão.
- Pensar em formas de arranjar sponsors / investidores para o projecto.
- Pensar em formas de o projecto poder inovar.
- Pensar em formas de dar sempre mais visibilidade ao projecto.
- Ter uma morada para envio de DVDs com curtas.
9.2 ANTES DE CADA SESSÃO
- Ter em seu poder os DVDs das curtas dessa sessão e da próxima.
- Ter o telemóvel das equipas e convidados da sessão.
- Confirmar a presença das equipas e do convidado.
- Pedir fotos, trailers e cartazes das curtas.
- Enviar a programação da sessão para meios de comunicação.
- Estar presente a apresentar a sessão em possíveis parceiros de comunicação: TV e Rádio.
- Fazer trailer da próxima sessão: Logo Shortcutz c/ número e data da sessão / Imagens das várias curtas da sessão sobre um efeito sonoro / Logo Shortcutz c/ número e data da sessão / Cartão Parceiros / Imagem com som original de uma das curtas.
- Fazer o update e criar evento no Facebook e convidar amigos.
- Fazer DVD para a sessão: Logo Shortcutz / Cartão Parceiros / Curta Competição 1 / Logo Shortcutz / Cartão Parceiros / Curta Competição 2 / Logo Shortcutz / Trailer Próxima Sessão / Curta Convidada / Logo Shortcutz.
9.3 SESSÃO
- No local fazer teste do DVD, do projector, do som e dos microfones wireless.
- Confirmar, por sms, a presença de todos os intervenientes.
- Reservar lugares para os intervenientes.
- Receber os intervenientes.
- Apresentar a sessão.
- Tirar fotos da sessão sempre que houver convidados importantes.
9.4 JÚRI
- Ter sempre o cuidado de ter uma lista de jurados com personalidades conhecidas do público e prestigiantes para o projecto.
- Fazer com que todos os jurados tenham acesso, com a antecedência necessária, às curtas a competição para preparar a última sessão do mês onde será anunciada a curta vencedora.
Sugestões: DVDs individuais a serem enviados por correio para casa de cada jurado, links por email, sessão colectiva para visionamento e votação.
- Recolha da votação de todos os membros do júri.
9.5 ANTES DA SESSÃO DOS VENCEDORES
- Ter a votação de todos os jurados.
- Ter o telemóvel das equipas nomeadas e convidados da sessão.
- Confirmar a presença das equipas nomeadas e do convidado.
- Enviar a programação da sessão para meios de comunicação.
- Estar presente a apresentar a sessão em possíveis parceiros de comunicação: TV e Rádio.
- Fazer trailer da próxima sessão: Logo Shortcutz c/ número e data da sessão / Imagens das várias curtas da sessão sobre um efeito sonoro / Logo Shortcutz c/ número e data da sessão / Cartão Parceiros / Imagem com som original de uma das curtas.
- Criar evento no Facebook e convidar amigos.
- Fazer DVD para a sessão: Logo Shortcutz / Cartão Parceiros / Curta Convidada / Logo Shortcutz / Painel com os nomeados / Excertos das várias curtas nomeadas / Painel com os nomeados / Cartão Parceiros / Cartão Curta Vencedora / Curta Vencedora / Logo Shortcutz.
9.6 SESSÃO DOS VENCEDORES
- No local fazer teste do DVD, do projector, do som e dos microfones wireless.
- Confirmar, por sms, a presença de todos os intervenientes.
- Reservar lugares para os intervenientes.
- Receber os intervenientes.
- Apresentar a sessão.
- Fazer entrevistas video com os vencedores, convidados e público.
- Tirar fotos da sessão.
9.7 DEPOIS DA SESSÃO DOS VENCEDORES
- Nota no Facebook a informar a curta vencedora desse mês.
- Upload no Facebook das entrevistas dos vencedores, convidados e público dessa sessão.
- Combinar com vencedores entrevistas nos parceiros de comunicação: Tv, Rádio e Imprensa.
- Colocar no Facebook as entrevistas com os vencedores: Tv, Rádio e Imprensa.
9.8 NECESSIDADES TÉCNICAS DA EQUIPA
- Acesso à internet para receber / enviar mails, manter e actualizar as páginas do Facebook e utilizar o Vimeo.
- Conhecimentos do back-office do Facebook e Vimeo.
- Conhecimentos e posse de software Photoshop (ou similar) para tratar e compor as fotos a utilizar nas páginas do Facebook.
- Conhecimentos e posse de software Final Cut (ou similar) para editar DVDs e trailers das sessões, entrevistas com vencedores, convidados e público das últimas sessões de cada mês bem como dos videos de apoio para a Gala Shortcutz Lisboa.
- Operar e posse de câmara de video, microfone e peg-light para captar depoimentos dos vencedores, convidados e público da última sessão de cada mês e Gala Shortcutz Lisboa.
- Operar e posse de máquina fotográfica para registar as sessão e Gala SHORTCUTZ.
9.9 NECESSIDADES TÉCNICAS DO LOCAL DAS SESSÕES
- Projector video ligado a sistema de som da sala e a leitor DVD ou computador.
- Leitor DVD com função de ‘repeat chapter’ de fácil acesso no comando e sem uso de ‘submenus’.
- Ecran.
- 2 microfones wireless ligados ao sistema de som da sala.
- Possibilidade de apagar e acender as luzes da sala antes e depois dos visionamentos das curtas.
10.0 PARCERIAS E PATROCÍNIOS
As equipas de cada cidade terão completa autonomia para decidir e negociar parcerias e patrocínios. Qualquer parceria / patrocínio só pode ser posta(o) em acção depois de a Network ter sido informada de todos os seus pormenores e de ter dado a sua aprovação.
Em relação aos apoios financeiros, a Network terá sempre direito a uma comissão executiva de 10% do valor total do apoio e de 25%, se esse apoio tiver sido conseguido pela própria Network.
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