28 de outubro de 2009

Máscaras da Utopia - História do Teatro Universitário Português

Edição Fundação Calouste Gulbenkian, Junho 2009

Autor: José de Oliveira Barata


Apresentação pelo autor no Pátio de Letras: sábado dia 7 de Nov. às 17h.

José de Oliveira Barata foi Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra até 2008, ano em que se reformou.

Enquanto estudante participou no Teatro dos Estudantes da de Coimbra como actor e membro da Direcção.
O seu percurso concilia a reflexão teórica com a prática cénica. É autor de numerosos livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, com particular relevo para Estética teatral:

antologia de textos (1981), António José da Silva. Criação e Realidade (1985); História do Teatro Português (1991); O espaço literário do teatro: estudos sobre literatura dramática portuguesa I (2001); Para compreender "Felizmente há luar!": análise da apoteose trágica de Sttau Monteiro (2004).

Ligado desde sempre à prática teatral, participou na fundação de vários grupos de teatro amador (Cénico de S. Pedro do Sul, Bonifrates, Ócios e Ofícios) onde encenou espectáculos de dramaturgias tão diversas como Ibéria Sector 5 (1981); O Escurial (1984); Os Homens e as Suas Sombras (1984); A Vida de D. Quixote e do Gordo Sancho Pança (1985); D. Juan (1998).

Foi membro do Conselho Consultivo de Teatro do ACARTE (Fundação Calouste Gulbenkian).
Entre 1995 e 1997 foi Director do Instituto de Estudos Portugueses da Universidade de Macau. Leccionou na Universidade Aberta a disciplina de História do Teatro Português.
Prepara actualmente para a Fundação Calouste Gulbenkian e em colaboração com o Museu Nacional de Teatro, uma História do Teatro e do Espectáculo em Portugal.

27 de outubro de 2009

NOTAS SOLTAS e RUA de MARÉS

NOTAS SOLTAS é um espectáculo de musica e poesia que assenta em temas da musica latina mediterrânica.

Interpretes:
Maria Salomé Guerreiro (declamadora)
José Gonçalves (tenor)
José Vareda (tenor)
Joaquim Castilho (acordeonista)

AL-GHARB - Rua de Marés - livro de poesia singela mas muito densa e sentida, da autoria de Lia Correia, uma algarvia genuína nascida em Quarteira (actualmente a residir em Portimão).

org. OPatio@Bar

21 de outubro de 2009