18 de julho de 2011

3ª f 19/7, 22h: "Cordas à Conversa com..." João Cuña e Ricardo Fonseca

Duo multi-instrumentalista que explora as diferentes sonoridades dos diversos cordofones, das guitarras acústicas e da guitarra portuguesa e Portuguesa MIDI, estabelecendo um diálogo em palco nos diversos estilos musicais, com temas originais e de outros compositores. Música instrumental com a fusão de diversos estilos: Tradicional, Jazz, Fado, Bossa, Blues, Latin Jazz.


João Cuña: Guitarra Portuguesa, Guitarra Portuguesa MIDI, Guitarra acústica
Autodidacta desde os 14 anos, tocou em diversos projectos musicais, sendo de destacar os Projectos "Las Guitarras Locas" e "Amar Guitarra" com dois CDs editados em 2002 e 2007.

Formador em Novas tecnologias aplicadas à Guitarra (workshops em 2007, 2008 e 2009); professor de Guitarra acústica, eléctrica e Guitarra Portuguesa.

Autor e gestor do site www.guitarraportuguesa.com (maior comunidade on-line dedicada à Guitarra Portuguesa, fundada em 2007);

Director artístico e criador do "Festival da Guitarra Portuguesa - Algarve 2010" e Presidente da "Associação Guitarra Portuguesa com Futuro"
Exerceu actividades como Consultor para a Direcção Regional da Cultura do Algarve e Instituto das Artes, na Área da Música.

Ricardo Fonseca: Viola Campaniça, Cavaquinho, Viola Amarantina, Viola Beiroa,
Bandolim, Guitarra clássica
Auto didacta de formação toca guitarra clássica e eléctrica desde os 13 anos tendo começado a dar espectáculos aos 17 anos de idade.

No início da década de 90 inicia vários projectos de carácter alternativo em Almada tais como Big flower mind, Last Hope ou Saint Nicholas Farm onde explora todo o tipo de sonoridades na guitarra eléctrica.

No ano 2000 inicia um trabalho de estudo e dedicação ao Bandolim, ao Cavaquinho e às violas portuguesas (Amarantina, Beiroa, Braguesa, Campaniça, Toeira e Viola da Terra), começando a acompanhar projectos tradicionais como os Deambulando, altura em que realiza uma workshop com o guitarrista Nuno Rebelo e outra com o contrabaixista José Eduardo e tem aulas com o guitarrista Filipe Mendes.

Em 2002 conhece o cantor Francisco Naia com quem toca guitarra clássica e viola campaniça desde então tendo realizado arranjos, e co-produzido o seu último álbum "DE SOL A SUL" em parceria com o Nuno Faria.

Actualmente continua a dar espectáculos de vários géneros musicais e a realizar trabalhos de divulgação dos Cordofones Portugueses. A nível de formação neste momento está a ter aulas com o Guitarrista e Compositor Fernando Lobo.

org: opatio@bar; entrada: 3 €

Sem comentários: